ESTAÇÃO
FERROVIÁRIA ALMEIDA BRANDÃO - PLATAFORMA
A cidade de Salvador possui uma história
muito rica e múltipla, estudada e debatida em várias obras. Escolhi para compor
este blog, no entanto, falar sobre um pouco da História da Estação Ferroviária
Almeida Brandão e a Ponte de São João, localizadas no bairro de Plataforma,
Subúrbio Ferroviário de Salvador. Esta localidade é pouco conhecida da maioria
dos soteropolitanos e baianos, mas possui rica beleza natural bem como
histórica.
Plataforma era uma fazenda de um marinheiro
português chamado Antônio de Oliveira Carvalhal. Sua fundação data de 16 de
abril de 1638, dia em que o príncipe holandês, Mauricio de Nassau, desembarcou
na praia.
Fala-se também que 1823 os portugueses bombardearam
Plataforma. Se isto efetivamente aconteceu era porque o local estava ocupado
por inimigos, muito provavelmente holandeses.
Apesar de todos esses acontecimentos, a
estação ferroviária de Plataforma não tem o seu nome. Chama-se Almeida Brandão.
Era um fazendeiro e teria construído no local uma usina por volta de 1851,
transformada depois na Fábrica São Braz. Decorria o ano de 1860, justamente o
ano da inauguração da ferrovia Calçada-Paripe.
Fábrica
São Braz – Ruínas
HISTORICO DA
LINHA
A linha-tronco da Viação Férrea do Leste Brasileiro (VFFLB) era a linha original da E. F. Bahia ao São Francisco, aberta entre 1860 e 1863 e ligando a estação da Calçada, em Salvador, à de São Francisco, em Alagoinhas, ainda bem longe do rio do mesmo nome.
A linha-tronco da Viação Férrea do Leste Brasileiro (VFFLB) era a linha original da E. F. Bahia ao São Francisco, aberta entre 1860 e 1863 e ligando a estação da Calçada, em Salvador, à de São Francisco, em Alagoinhas, ainda bem longe do rio do mesmo nome.
Esta linha foi incorporada pelo Governo baiano
em 1903, repassada a outros concessionários até que em 1911 foi entregue à
concessão da Cia. Chemins de FerFederauxduL'EstBresilien, de capital francês.
Em 1935, a VFFLB foi criada pelo Governo para ficar com o acervo dos franceses,
já sem interesse de mantê-la. Em 1975 foi definitivamente incorporada pela
RFFSA como uma de suas divisões, depois de ter sido uma das constituintes
desta, em 1957. O último trem de passageiros de longo percurso passou pela
linha nos anos 1980, e hoje trafegam no trecho Calçada-Paripe, apenas trens
elétricos metropolitanos, ainda sob a batuta da CBTU. Hoje todas as linhas
baianas que sobram em atividade estão sob a concessão da Ferrovia
Centro-Atlântica (FCA).
A ESTAÇÃO
A estação de Plataforma foi inaugurada em 1860 na linha original da E. F. Bahia ao São Francisco. Mais tarde passou a se chamar Almeida Brandão. É hoje uma estação de trens suburbanos tocados pela CTS (Companhia de Transporte de Salvador). Fica espremida entre o mar e o morro da Plataforma. É também chamada novamente dePlataforma. A linha de subúrbios entre as estações de Lobato e deParipe corre sempre junto ao mar e é um trajeto muito bonito. Em 1981, a estação atual foi construída substituindo a anterior.
A estação de Plataforma foi inaugurada em 1860 na linha original da E. F. Bahia ao São Francisco. Mais tarde passou a se chamar Almeida Brandão. É hoje uma estação de trens suburbanos tocados pela CTS (Companhia de Transporte de Salvador). Fica espremida entre o mar e o morro da Plataforma. É também chamada novamente dePlataforma. A linha de subúrbios entre as estações de Lobato e deParipe corre sempre junto ao mar e é um trajeto muito bonito. Em 1981, a estação atual foi construída substituindo a anterior.
(Fontes:
Relatório da SR-7, 1984; Alexandre Santurian, 2002; Vagner Costa, 2008; Guias
Levi, 1932-1984; Estradas de Ferro do Brazil, de Cyro Deocleciano R. Pessoa
Jr., 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
A PONTE
A Ponte São João foi inaugurada em 1860, integrando o sistema ferroviário da capital, e foi construída por determinação do imperador D. Pedro II. Com 450 m de extensão, a ponte original foi erguida com materiais importados da Inglaterra. Em 1950, a ponte passou pela primeira grande reforma, com a sua duplicação, que foi insuficiente para permitir a passagem simultânea dos dois trens. Desde então, a estrutura nunca havia passado por uma grande reforma, o que provocou sério desgaste em suas colunas, principalmente em função dos efeitos da pesca predatória com bomba.
A Ponte São João foi inaugurada em 1860, integrando o sistema ferroviário da capital, e foi construída por determinação do imperador D. Pedro II. Com 450 m de extensão, a ponte original foi erguida com materiais importados da Inglaterra. Em 1950, a ponte passou pela primeira grande reforma, com a sua duplicação, que foi insuficiente para permitir a passagem simultânea dos dois trens. Desde então, a estrutura nunca havia passado por uma grande reforma, o que provocou sério desgaste em suas colunas, principalmente em função dos efeitos da pesca predatória com bomba.
Em 2010 ela
foi interditada sob recomendação do Ministério Público Federal (MPF), como
medida de segurança, tendo em vista relatório da Companhia Brasileira de Trens
Urbanos (CBTU), que apontou problema estrutural na ponte, representando
inclusive risco aos passageiros – após a interdição, o transporte no trecho
passou a ser realizado por meio de ônibus.Desde a reconstrução, a Ponte São
João nunca havia passado por uma grande reforma, que viria a ocorrer em 2010,
na gestão do prefeito João Henrique
Em 29 de
dezembro de 2012, a reforma da Ponte São João foi finalizada, incluindo a
duplicação da via.
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