domingo, 5 de maio de 2013

Igrejas em Salvador



  
                                     

    Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia
 
 
 
 

Localizada na cidade Baixa, próxima ao elevador Lacerda, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia é uma das paróquias mais antigas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, sua construção é datada de 1623. Sua primeira igreja foi feita por determinação do primeiro governador-geral do Brasil: Tomé de Sousa.
O papa Pio XII declarou Nossa Senhora da Conceição padroeira única e secular do Estado da Bahia.
                               Igreja do Senhor do Bonfim
 
 
 
Localizada na Cidade Baixa, no bairro Bonfim, a igreja Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, foi construída entre 1746 e 1754, para abrigar a imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim, trazida de Lisboa, em 1745. Em 1927, o papa Pio XI elevou o templo à dignidade de Basílica.
O Senhor do Bonfim é o padroeiro da Bahia e um ícone da fé baiana. A igreja atrai muitos devotos, turistas e peregrinos.
A tradicional Festa do Bonfim é celebrada desde o século 18, em janeiro. O dia do padroeiro ocorre no 2º domingo, depois da Festa da Epifania do Senhor.
 


           Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

 

 
 
Localizada no Centro Histórico de Salvador, na ladeira do Pelourinho a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi construída para a comunidade negra, começou a ser erguida em 1704 pela irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, formada por negros escravizados e outros que já tinham alcançado a liberdade.  
 


           Catedral Basílica Primacial de São Salvador
  
 


Localizada na Praça do Terreiro de Jesus, Bairro do Pelourinho, a Catedral Basílica Primacial de São Salvador é a igreja mãe de todas as igrejas na circunscrição Eclesiástica de São Salvador da Bahia, onde fica a cátedra do Arcebispo metropolitano cardeal primaz do Brasil. Nela também se encontra a sede da Paróquia da Transfiguração do Senhor. Essa igreja Catedral é a antiga capela do colégio dos jesuítas, que no ano de sua supressão foi entregue à Arquidiocese, e também porque a antiga catedral fora demolida.
É nesta igreja que o cardeal primaz preside os principais atos litúrgicos de sua sé.
 
 
 

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário