Impossível fazer um roteiro turístico pela cidade de Salvador e não incluir uma volta pela Barra, ponto beneficiado da orla marítima da cidade, onde se dá o encontro do Oceano Atlântico com a Baía de Todos os Santos. Não bastasse pela sua tradição jovial e boêmia, a Barra é carregada de sentido histórico e, nesse sentido, pode servir para um roteiro de reconstituição das pegadas da História.
Foi lá, mais precisamente no Forte de Santo Antonio da Barra, que o navegador Américo Vespúcio colocou, em 1501, o marco de posse portuguesa. 34 anos depois, no Porto da Barra, desembarcaram o primeiro donatário da Capitania da Bahia, Francisco Pereira Ciutinho e o capitão Tomé de Souza para fundar Salvador em 1549. Merecem também uma visitação os fortes de Santa Maria e de São Diogo, e as Igrejas de Santo Antonio da Barra, de Nossa Senhora das Graças e de Nossa Senhora da Vitória.
Qualquer visita pela orla da cidade pode começar com uma ida ao Porto da Barra, com sua praia que mais parece uma piscina natural. Lá está o marco comemorativo para marcar o ponto onde desembarcou Tomé de Souza em 1549 para fundar a cidade, assim como os soldados da Companhia das Índias Ocidentais que invadiram a cidade em 1624.
Fonte: A Tarde, 29/03/2004 ( caderno especial sobre Salvador)
Nenhum comentário:
Postar um comentário